Simon Diz
Nos Estados Unidos, existe um jogo que se chama “Simon Says”, ou, em Português, Simon Diz. Esse jogo também pode ser um jeito bom de ensinar Inglês em nossas aulas aqui em Aracaju. Como funciona?
Primeiro, quero discutir um pouquinho sobre aprendizado. O psicólogo James Asher, da San Jose State University, estudou crianças e o jeito que elas aprendem idiomas, e descobriu que elas podem entender frases muito mais complicadas do que podem criar. Por quê? Porque os pais dizem a elas o que tem que fazer. “Você não pode deixar seus brinquedos nessa bagunça assim!” Essa frase não é tão simples, mas de todo jeito o filho arruma os brinquedos e nunca têm que dizer “Não entendi, você pode dizer isso de novo mais devagar por favor?”
Isso pode fazer inveja em muitas pessoas que estudaram Inglês por muito tempo, pois podem criar frases bem grandes, e ainda não conseguem entender quando um Americano responde com uma frase básica numa velocidade normal. O que podemos aprender com essas crianças?
O que falta é a ordem de aprender. Alunos adultos de idiomas começam a formar frases antes de conseguirem entender. Isso atrapalha muito, especialmente com sotaque. Em comparação, as crianças conseguem entender primero e formar frases depois. Por isso, elas tem sotaque certo e quase sempre entendem as respostas das perguntas.
No entanto, pessoas podem escutar o rádio Americano todo tempo por anos e não conseguirem entender Inglês. Isso não é o tipo de escutar que as crianças fazem. Elas respondem com ação física. E, segundo o psicólogo James Asher, isso é crucial. O jeito mais natural de aprender no início é associar frases com a ação que deve seguir dela.
Por isso, usamos o jogo Simon Says. Nesse jogo, uma pessoa finge que é Simon. Essa pessoa tem que dar uma instrução começando com a frase “Simon diz.” Por exemplo, “Simon diz levante a mão, Simon diz pule, simon diz dá um passo para frente.” Todo mundo tem que obedecer o que ele diz. No entanto, quando ele não coloca a frase “Simon diz” no início, todo mundo tem que lhe ignorar. O objetivo por Simon é que os outros façam uma ação errada ou façam a ação apesar de que ele não disse “Simon says.” Quando alguém erra, ele pode tornar-se Simon. Esse jogo só precisa de duas pessoas, mas é bom também em grupos. Embora todo mundo possa ser Simon, é melhor que o professor seja para não ensinar mal aos outros, como em nossas aulas particulares de Inglês em Aracaju.